sexta-feira, 27 de abril de 2018

Leitura Orante na catequese

A Lectio Divina tem uma história de pelo menos 2.500 anos. Uma excelente prática para ser empregada na catequese. A palavra de Deus deve estar presente a todo momento na catequese.
Antes de tudo, a catequista à luz do Espírito Santo, escolhe uma passagem bíblica.
Depois, seguir os passos abaixo:
Leitura, meditação, oração e contemplação
1- LEITURA
* O que o texto diz?
Ler, reler, tornar a ler, conhecer o que está escrito, até assimilar o texto,
" A Sagrada Escritura é como uma fonte de água. A cada instante brota uma água nova que não é a mesma água do segundo anterior. É como um copo de água que você bebe. Só se bebe aquele copo d’água uma vez na vida. Assim cremos que seja a Palavra de Deus é sempre nova e atual. Ao ler o texto da Escritura, fazê-lo com o respeito de quem se encontra pela primeira vez. Estar atento para as palavras, as repetições, o jeito como está escrito, quem aparece no texto, em que lugar, o que fazem, o que falam... "

2- MEDITAÇÃO
O que Deus está me falando? O que o texto diz para mim?
Depois de ouvir e ler a palavra de Deus, de tentar interpretar, vamos ruminar até que, da boca e da cabeça, passe para o coração. O que esta palavra está dizendo hoje? O que me diz dentro da realidade que estamos vivendo? O que Deus está falando hoje para nós? Um jeito de saborear o texto com cores e cheiros.

3- ORAÇÃO
O que o texto me faz dizer a Deus?
A leitura e a meditação se transformam em um encontro mais intimo com Deus. O texto bíblico e a realidade de hoje me motiva a rezar. O terceiro passo é a oração pessoal, que podem desabrochar para a oração comunitária, espontânea...

4- CONTEMPLAÇÃO
Qual o meu novo olhar? a partir da palavra.
è o transbordamento do coração em ação. contemplar não é algo intelectual, que se passa na cabeça, mas é um agir novo. A leitura orante se torna atitude continuada no dia-a-dia.

http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/p/metodo-leitura-orante.html


Um comentário:

maeveshackbarth disse...

Head Titanium Tails
Head titanium spork Titanium Tails is a high titanium white fennec quality ford focus titanium hatchback and lightweight design titanium nitride coating service near me that is lightweight and durable for use in various devices. The titanium armor top-shelf