terça-feira, 14 de abril de 2015

ENCONTRO PARA CATEQUESE SOBRE FAMÍLIA

MINHA FAMÍLIA.
VER - Oração Inicial e acolhida - Prepare um altar bem bonito com flores, a Bíblia, vela, uma imagem da Sagrada Família e inicie o encontro com muita alegria e cânticos que falem da família.
Sugestão: Oração pela Família (Padre Zezinho)
Sagrada Família de Nazaré, a minha família vossa é. Em seguida, entrega a imagem para o próximo, que deve repetir o gesto. Ao final, de mãos dadas, todos fazem uma oração consagrando todas as famílias.
Outra sugestão seria entregar um coração de papel para cada criança e pedir para que eles escrevam, com carinho, o nome de cada membro da sua família. Em seguida, pedir que depositem o seu coração no altar, próximo à Sagrada Família, como um gesto de entrega da sua família à família de Nosso Senhor Jesus Cristo. Encerrando o momento com uma oração por todas as famílias.

JULGAR - .LeiTura: Lc 2, 22-40 (apresentação de Jesus no templo) O evangelho apresenta passos da vida da sagrada família. Em primeiro lugar, uma família integrada na comunidade de fé de seu tempo. Uma família que cumpre seus deveres religiosos. Uma família que vive a realidade do dia-a-dia. A Sagrada Família, após cumprir todo o ritual, retorna para Nazaré. E o Menino Jesus, sob os cuidados de seus pais José e Maria, “crescia e se fortificava cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele.”

A celebração deste domingo nos apresenta a Sagrada Família como modelo para as nossas. E nos convida a recuperar os valores de uma família verdadeiramente cristã, marcada pelo amor, pela fidelidade e pelo casamento indissolúvel. Ela deve ser uma comunidade de fé e de oração, chamada a ser defensora e promotora da vida. 

A exemplo de José e Maria, os pais são chamados a desempenharem bem a missão que Deus lhes confiou. Como ensina o Catecismo da Igreja Católica, no nº 2.223, “os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos filhos. Dão testemunho desta responsabilidade em primeiro lugar pela criação de um lar onde a ternura, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço desinteressado são a regra. O lar é um lugar adequado para a educação das virtudes. Esta requer a aprendizagem da abnegação, de um reto juízo, do domínio de si.”
Conversa:
·                     Reconhecer a importância da família para a nossa formação.
·                     Reconhecer a família no Plano de Deus
·                     Pessoas  participam de uma comunidade familiar e nela crescem e se educam.
·                     Jesus também nasceu numa família.
·                     Levar o catequizando a perceber como as outras pessoas que vivem com ele são importantes. E por isso devem ter atitudes de respeito, fraternidade, amizade.
·                     Deveres dos pais e dos filhos

AGIR - DINÂMICA
Que familia gostaria de ter?
Objetivo: perceber as semelhanças e diferenças entre a família real e a desejada.
Material necessário: papel ofício e lápis.
Desenvolvimento:
 - Grupo em círculo, sentado.
 - Distribuir a cada participante uma folha de papel e lápis.
Solicitar que façam um traço no meio da folha, escrevendo de um lado “A família que tenho” e, do outro, “A família que gostaria de ter”.
 - Pedir que descrevam, individualmente, sua família real e a desejada, nos locais correspondentes. Tempo.
 - Formar subgrupos para discussão dos seguintes pontos:
- Que pontos em comum eu encontro entre a família que tenho e a que gostaria de ter?
- O que há de semelhante entre a família que tenho e as dos demais componentes do subgrupo?
- O que há de semelhante entre a família que eu e meus companheiros gostaríamos de ter?
- O que é possível fazer para aproximar a família real da família ideal?
 - apresentação das conclusões.

CELEBRAR - 
Música: Tua Família (Anjos de Resgate) ou Oração pela Família

Oração Final e meditação: Colocar para tocar a música “Tua família” (anjos de Resgate), pedir para fecharem os olhos e abaixarem a cabeça e o catequista vai falando, pedindo para eles refletirem.
Eu tenho sido um bom filho?  Demonstro meu amor para minha família? Consigo perdoá-los do fundo do coração? Procuro ser paciente com os meus pais, apesar deles não serem comigo? Entendo que minha família não é perfeita e tem suas limitações e pecados? Vou procurar colocar Deus dentro da minha Família? Convido sempre que puder minha família para participar da Santa Missa comigo, mesmo que o meu convite seja recusado?

 Se maioria das respostas forem negativas tenho de procurar ser um filho como Jesus foi, um filho carinhoso, obediente, zeloso com a sua Família, pode ser difícil nós sabemos , mas não é impossível.

10 comentários:

Simone Santana disse...

Me ajudou muito a preparar o encontro sobre esse tema.

Marta disse...

Obrigada! Me ajudou muito. Deus te abençoe!

Unknown disse...

Obgd me ajudou muito 😊

Unknown disse...

Gostei muito me ajudou a preparar um encontro que Deus abençoe as famílias fraca de fé .Amem

Unknown disse...

Muito obrigada

Unknown disse...

Amei muito bem elaborado!vai me ajudar bastante 👏👏

Unknown disse...

Foi de grande ajuda esse conteúdo, para preparar a catequese..
Obrigada!!!

Unknown disse...

Ok

Anônimo disse...

É maravilhoso mesmo, com certeza vai ajudar muito. Obrigada que Deus abençoe!

Anônimo disse...

Gostei muito do conteúdo! Me ajudou bastante. Obrigada