sábado, 25 de abril de 2015

Encontro sobre Os Discípulos de Emaús

VER - Arrumar um ambiente com um caminho, a bíblia. Veja esta sugestão que achei no blog Catequizando com amor
                                                 :

 MÚSICA - Estava caminhando com o Espírito Santo, quando eu avistei uma vaca, eu olhei pra ela, ela olhou pra mim, e logo eu percebi que ela louvava assim, AAAAAAAA, AAAAAAAA, AAAAAAAA, uma vez, outra vez, uma vez, outra vez, outra vez (elefante, siri, camelo, urubu) Vocês viram na música, que quando a gente caminha Jesus está conosco, a presença de Deus, até os animais louvam a Deus pela presença dele na nossa vida. E vocês sentem a presença de Deus na vida de vocês?
 Motivação: Pedir para as crianças relatarem situações de sua vida que elas imaginam que Jesus estavam com elas. Será que é somente nos momentos felizes ou nos momentos de oração que Jesus está conosco. E nos momentos de tristeza ou nos momentos que desobedecemos a Deus através de atitudes de pecado será que Deus também está conosco?
Oração Inicial - Agradecendo a presença de Deus na nossa vida.

JULGAR - Ler a passagem bíblia Lc 24, 13-35
Discutir, como os discipulos estavam? Por quê? O que Jesus conversava com eles? Em que momento os discipulos perceberam que era Jesus? E você percebe que Jesus está aqui?
Dinâmica do Spray - Joguei spray de cheiro na salinha e perguntamos: O que vocês estão sentindo? Mas vocês conseguem ver? E tocar?
Jesus também é assim hoje na nossa vida, ele caminha conosco, como caminhou com os seus discipulos em Emaús, porém hoje a gente não consegue vê-lo, mas percebemos a sua presença, temos a certeza que ele está conosco, como o cheiro que está na sala.
Os discipulos estavam tão tristes que estavam cegos, não conseguiram perceber a presença de Jesus.
Dinãmica - Cego
Vendei os olhos da catequista Karina e disse às crianças, muitas vezes estamos assim, vamos caminhar com a tia Karina, porém precisamos ser como Jesus, cuidar dela, não deixar ela se machucar, dizer para ela o caminho que deve seguir. Caminhamos pela Igreja, as crianças deram a mão a ela, e ajudaram a conduzir. No final ela tirou a venda e partilhamos. Como você se sentiu tia Karina? (medo, agonia) Mesmo com a gente te conduzindo? A gente também é assim, mesmo com Jesus em nossa vida, as vezes temos medo, nos sentimos tristes, ficamos em dúvida. porém Jesus está conosco, se com Ele já ficamos assim, quanto mais se ele não estive ao nosso lado. Precisamos seguir a Cristo, os seus mandamentos, só que as vezes ouvimos outras pessoas, e acabamos nos machucando, caindo, nos desviando do caminho de Deus.

AGIR - Atividades na apostila. Selecionei algumas que achei na net. Nos blogs Pãozinho do céu e Catequizando com amor.



CELEBRAR - Oração final, agradecendo a presença de Deus na nossa vida, por ele caminhar conosco, por nos conduzir no caminho certo, a partir de suas palavras, por nos tirar da tristeza, da angústia, da desilução.
Música - Ao partir o pão - Walmir Alencar (como fundo que fala sobre esta palavra)
Durante a semana você vai escolher uma pessoa para ser como Jesus, conduzi-la, cuidar dela, consola-la, estar ao lado dela. 

4 comentários:

Morgana disse...

Muito bom o encontro, amei.

Unknown disse...

Adorei o encontro usei essa dinâmica da venda nós olhos em um retiro para os adolescentes da crisma

Anônimo disse...

Ótimo conteúdo para catequese parabéns pela sua partilha nos ajuda muito nem tudo sabemos mas osenhor manda anjos para nós ajudar minha gratidão.feliz páscoa

Anônimo disse...

Muito bom adorei irei fazer com a minha turminha