domingo, 17 de maio de 2015

Encontro de Catequese - Pentecostes - Dinâmicas


Tema:
O Dia de Pentecostes
Ver (ambiente)
Um bolo com velas coloridas ou enfeitadas, alguns balões vermelhos e um pacote embrulhado em papel vermelho e uma imagem da Pomba que representa o Espírito Santo.

Enfeite o ambiente ou pelo menos a mesa antes do encontro.  Não deixe para a última hora... surpreenda!
1. Vem, vem, vem, Espírito Santo, transforma minha vida, quero renascer, ...
2. Passa fogo no meu braço agora, passa fogo no meu braço agora meu Senhor, ...
3. Já chegou, já chegou, o Espírito Santo já chegou, ...
4. Em nome do Pai que nos criou, do Filho que nos salvou e do Espírito Santo que nos une no amor.
Oração Inicial: Vinde Espírito Santo, ...
Julgar:
At.2, 1-14
Comece o encontro com a oração e a leitura, cada um acompanhando na sua Bíblia ou lendo todos juntos. 
Em seguida... vamos entender a Leitura que acabamos de ler...
    
 O que temos aqui? Um bolo coberto com velas, balões, um pacote embrulhado em papel bonito e amarrada com fitas e laços. 
Que tipo de festa que você acha que essas coisas poderiam sugerir? 
Claro, uma festa de aniversário. Agora, mesmo que alguém aqui hoje esteja fazendo aniversário,  não é isso que estamos comemorando.

Hoje é o dia em que celebramos o aniversário da igreja. 
O dia em que a igreja realmente tem o seu início.
Chamamos-lhe o dia de Pentecostes, e é quando nos lembramos do dia em que Deus enviou o Espírito Santo para o seu povo, assim como Jesus tinha prometido que o faria.

Esses itens que usamos para celebrar um aniversário também vão ajudar-nos a lembrar o que aconteceu na igreja no dia de Pentecostes. Eles também lembram que o Espírito Santo ainda está no trabalho, na igreja de hoje.




Os balões podem acrescentar muito a toda a celebração (mostrar balões vazios), mas, como vocês podem ver, estes balões são objetos e sem vida. Eles precisam ser preenchidos. 
Eles precisam de alguém para soprar um pouco de vida neles. (Encha o balão.) 

Vamos lembrar o que acabamos de ler na Bíblia...  Ela nos diz que no dia de Pentecostes, os discípulos de Jesus estavam todos reunidos no mesmo lugar, quando de repente ouviram um som do céu como um vento impetuoso e encheu a casa. 
Igual a nós agora, estamos aqui hoje esperando o Espírito Santo para preencher este lugar e para dar nova vida na igreja de Jesus Cristo.

Como qualquer bom bolo de aniversário, o nosso bolo tem velas. 
Assim que eu acender cada vela, nós nos lembraremos de que, no dia de Pentecostes, línguas de fogo veio e pousou sobre as pessoas naquele lugar e eles ficaram cheios do Espírito Santo. Eles começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 

Assim como no dia de Pentecostes, precisamos do Espírito Santo para entrar e acender o nosso fogo e dar-nos o poder de fazer as coisas que vai trazer glória a Deus.

O que é uma festa de aniversário sem presentes? 
No dia de Pentecostes, o Espírito Santo deu a igreja primitiva os dons de perdão, a verdade, e uma nova vida. O Espírito Santo oferece os mesmos presentes hoje. Ele nos conduz à verdade, nos perdoa e nos dá uma melhor maneira de viver.
 E agora como toda festa de aniversário...  o que está faltando? Oh, eu sei o que é!    Esquecemos de cantar "Parabéns!" para a igreja. 
Vamos cantar! "Parabéns para a Igreja..."

A pomba no bolo será que quer dizer o quê? Que o Espírito Santo desceu sobre eles, como desceu em Jesus no seu batismo, dando-lhes coragem, força, fé... Mostrando que eles deveriam sair dali e evangelizar.

A toalha vermelha é por quê? Representa o fogo do Espírito, que só apareceu duas vezes de forma visível, como pomba no batismo de Jesus e como línguas de fogo em Pentecostes. Na missa de pentecostes, o padre e a igreja também estarão com a cor vermelha. Símbolo deste dia.

Agir: 
1. Cheios do Espírito Santo.
Objetivo: Perceber a presença do Espírito Santo em nossa vida.
Material: bexigas para todos os participantes.
Palavra de Deus: 1 Cor 3,16 "Não sabeis que sois templo do Espírito e que o Espirito de Deus habita em vós?"
Preparação:Antes de entregar as bexigas aos participantes e com as bexigas ainda vazias pegue uma agulha faça um pequeno furo em algumas bexigas sem que ninguem veja, pode até fazer dois ou três furos em algumas bexigas. Desde modo quando eles forem encher acontecerá o seguinte:

- As bexigas sem furo, irão encher normalmente
- As bexigas com um furo apenas irao encher, mas irao esvaziar-se
- As bexigas com mais de um furo, podem ate nao encher pq a pessoa naotera força para encher, ou entao enche, mas se esvazia muito mais rapido que as outras.

Desenvolvimento: Entregar as bexigas e pedir que cada um encha as bexigas e esperar a todos os outros terminarem de encher. Qdo todos encherem pedir para que eles soltem as bexigas, desde modo as bexigas irão realizar uma trajetória, podendo ir longe, ou entao ir alto e depois cair perto de quem a lançou, isso nao importa.
Conclusão: Aqueles que estao cheios do Espírito Santo, vão mais longe, evangelizam os outros. Os que estão vazios não espalham a palavra de Deus, pqqdo ouvem a Palavra rapidamente se esvaziam e porque se esvaziam? Porque suas vidas estão cheias de "buracos" que impedem que Deus entre em sua vida e ali permaneça, o prazer imediato oferecido pelo mundo, o pecado etc.
Não podemos ser como as bexigas furadas, precisamos fechar esses buracos para que possamos deixar Deus habitar em nós.
 Celebrar - Oração Final




Postado por: Morgana S, Portugal

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a ideia vou fazer com a turma de primeira eucaristia hoje