quarta-feira, 15 de abril de 2015

Encontro com o tema "MARIA"

Resultado de imagem para IMAGEM MARIA
VER - Acolhida: Prepare o ambiente com flores, uma imagem de Nossa Senhora e inicie o encontro com muita alegria e cânticos que falem de Maria. Ex: A Escolhida, Mãezinha do céu, Consagração à Nossa Senhora.
Oração Inicial: Ave Maria
1º Momento: O Encontro de Maria e Isabel
Motivação: Dinâmica “O Encontro”. Prepare papeis com frases que se complementam, na quantidade suficiente para sua turma. Misture os papeis e entregue um para cada participante. Em seguida, explique que vamos promover o encontro de cada dupla. Estimule-os a realizar um encontro bem alegre, como se cada um estivesse com muita saudade daquele amigo.
Sugestões de frases: 
1.      Eu sou um pé sem sapato...
Eu sou o sapato do seu pé.
2.      Eu sou uma rosa sem perfume...
Eu sou o perfume da sua rosa.
3.      Eu sou uma cabeça sem piolho...
Eu sou o piolho da sua cabeça.
4.      Eu sou um dedo sem anel...
Eu sou o anel do seu dedo.
5.       Eu sou um pé sem chulé...
Eu sou o chulé do seu pé.

JULGAR (Lc 1,39-42) Após a dinâmica, faça a leitura do evangelho que narra o encontro de Maria e Isabel. Se possível, pedir para duas meninas lhe ajudarem nessa leitura. Refletir com os catequizandos: Quais as principais características desse encontro? O que Maria nos ensina nesse evangelho? Será que sempre que encontramos nossos amigos, transmitimos essa mesma alegria de Maria?

2º Momento: Bodas de Caná
VER: Perguntar aos catequizandos: Qual o pedido da mamãe mais difícil de atender? (Ex: estudar, ajudar nas tarefas de casa, arrumar sua bagunça, etc)

JULGAR: (Jo 2,1-12) Após os comentários dos catequizandos, conte a história das Bodas de Caná, enfatizando a participação de Maria no primeiro milagre realizado por Jesus, levando-os a perceberem o quanto Jesus era obediente a sua mãe.

AGIR -  Transformador (ação): Depois de conhecer dois momentos importantes da vida de Maria, o nosso compromisso é imitar suas atitudes. Assim como Maria, nossa mãe recebeu de Deus uma missão muito especial: a de nos acolher em seu ventre e nos dar amor e carinho a vida inteira. E nós, assim como Jesus, devemos ser sempre obedientes e retribuir todo o amor que recebemos da nossa mãe.
Se possível, prepare um pequeno cartãozinho para o catequizando enfeitar e escrever para a mamãe.

CELEBRAR -
Oração Final: Fazer uma oração ajoelhados diante da imagem, explicar que a imagem é como se fosse uma foto, que nos lembra Maria. Cantar a música ou colocar um CD com a música Perfeito é quem te criou.


Um comentário:

Ana Paula disse...

Olá, Morgana!
Obrigada pela visita! Seja sempre bem vinda!
Estou seguindo seu blog e vou colocá-lo na minha "blogoteca"!
Abração!
Tia Paula